A maioria das pessoas tem a sorte de nascer com os pés saudáveis, mas à medida que vai envelhecendo (às vezes, nem precisa chegar a tanto!) desenvolvendo algum problema nos pés. O pior é que estas doenças são induzidas por nós mesmos, sobretudo pelo uso dos sapatos da moda, que maltratam nossos pés durante anos.

Em geral, os pés são a parte mais negligenciados do corpo, mas este é o momento de aprender a cuidar deles. Além da aparência deles melhorar, você também irá sentir-se muito mais saudável. Se você se lembrar que cada parte do pé representa uma área do corpo em miniatura, começará a ver calos, os inchaços e os pés-de-atleta de outra maneira. O pé-de-atleta que está entre o segundo e o terceiro dedo está afetando seus olhos? O calo na ponta do quarto dedo apareceu ali antes de você sentir aquela dor de dente? Não surpreende que você ande com o pescoço muito rígido - olhe só aquela mancha vermelha na base do dedão… Agora, você já deve ter percebido que seus pés também precisam de atenção e consideração.

Dícas para cuidar dos pés

Lave os pés diariamente para remover as bactérias e seque-os bem, em especial entre os dedos. Assim, estará impedindo doenças provocadas por fungos, como o pé-de-atleta, além de eliminar o mau cheiro. Você também pode adicionar algumas gotas de óleo essencial puro à água em que lava os pés: use seis gotas de óleo em uma bacia de água quente antes de mergulhar os pés e deixe-os de molho por 10 a 15 minutos.

Experimente as receitas abaixo. Todos os ingredientes listados abaixo constituem óleos essenciais.

PÉ-DE-ATLETA

3 gotas de lavanda
3 gotas de mirra

ESTÍMULO IMUNOLÓGICO

3 gotas de limão
3 gotas de tea tree

CANSAÇO E INCHAÇO NOS PÉS

3 gotas de camomila
3 gotas de lavanda

RECUPERAÇÃO APÓS UM DIA LONGO E CANSATIVO

2 gotas de lavanda
2 gotas de hortelã
2 gotas de alecrim

ESTÍMULO DA CIRCULAÇÃO

2 gotas de gerânio
2 gotas de pimenta-do-reino
2 gotas de tangerina

PÉS RACHADOS OU RESSECADOS

3 gotas de benjoim
3 gotas de patchuli

CREME REFRESCANTE PARA OS PÉS

Adicione a 30 g de creme:

7 gotas de hortelã

CREME PARA PÉS RACHADOS

Adicione a 3 g de creme:

3 gotas de benjoim
2 gotas de mirra
2 gotas de patchuli

Lembre-se:
- Caminhe descalço sempre que possível. Os pés não gostam de ficar fechados dentro dos sapatos o tempo todo. Isso também ajuda a evitar as deformidades.
- Corte as unhas bem retas para impedir que elas encravem.
- Use uma pedra-pome nas áreas mais secas para remover a pele morta e evitar acúmulo.
- Massageie os pés regularmente com cremes puros e orgânicos. Você também pode usar um óleo essencial de alta qualidade, por causa de suas qualidades terapêuticas. Evite produtos químicos em spray.
- Tire os sapatos no fim-de-semana e caminhe descalço pela grama ou na areia. Dessa forma, você se sentirá mais motivado e feliz.
- Fuja das meias de fibra sintéticas, como as de naylon, que fazem os pés transpirar. Use apenas meias de algodão e lã.
- Exercite os pés regularmente para que seu corpo esteja sempre saudável e flexível.

Fonte: www.mulhercriativa.com.br

0 comentários: