Parece loucura, mas nós mulheres sempre sofremos para ficar mais bonita. Um exemplo é o salto alto: por mais que esteja acabaaando com o seu pé, você literalmente não desce deles e mantém a compostura. É... Você já viu alguma mulher de classe com o salto na mão? É claro que não!!!

Não sei se vocês sabem, mas qualquer sapato é estranho ao pé, pois ele foi projetado para andar descalço. Mas como isso é impossível, o jeito é usar os sapatos da melhor forma para que prejudique o menos possível seu corpo. O Dr. Jorge Haddad Filho, Ortopedista e Traumatologista, nos deu várias dicas legais e respondeu nossas dúvidas sobre a eterna briga dos pés com os sapatos.

Quais os cuidados básicos que devemos ter com os pés?
Primeiro de tudo: HIGIENE. Além de lavar bem os pés, é muito importante enxugá-los, pois pé úmido pode causar micose. Os calçados, de preferência, devem ser confortáveis e cada um adaptado ao tipo de trabalho ou atividade que a pessoa exerce. Por exemplo, uma vendedora deve usar sapatos acolchoados, pois fica muito tempo em pé. Outra dica é evitar ficar muito tempo com os pés para baixo... Isso pode deixá-los inchados.

As adolescentes devem ter um cuidado especial com os pés, por estarem em fase de crescimento?
O cuidado para as adolescentes é o mesmo que o dos adultos. Usar sapatos confortáveis é o principal, pois quando isso não acontece, força o quadril, o joelho e outras estruturas do corpo, o que pode trazer outros problemas.

O sapato de salto prejudica os pés?
Se usar de vez em quando não tem problema, mas diariamente... tem. O uso excessivo dos saltos pode causar dor nos metatarsos (ossinhos dos dedos). Além disso, existem pesquisas que afirmam que os saltos prejudicam e agravam o joanete.

E os sapatos de bico fino?
Isso também pode causar dor na parte anterior do pé, pois esse tipo de sapato comprime algumas estruturas na hora de andar.

Quais os sintomas que podem nos mostrar que estamos usando sapatos errados?
Um sapato que não é confortável já é um sinal que ele vai trazer problemas. Fique ligada!

O tênis é a melhor solução?
No geral, sim. Mas também existem sapatos femininos, assim como os masculinos, que também são indicados. Eles devem ser confortáveis, acolchoados e ter o bico mais largo.

O que é o joanete?
É uma má formação na parte anterior do pé. Ela causa muita dor e pode deformar o pé.

O joanete tem cura?
Sim, a cirurgia. Existem tratamentos que podem ser feitos, com o uso de medicação e palmilhas, mas servem apenas para amenizar a dor. Cura mesmo é só com cirurgia.

O que causa o joanete?
Ainda estão estudando a causa dos joanetes, mas eles já sabem que existem pessoas que já nascem com essa tendência, que pode piorar se você usa muito salto alto.

Sapatos largos fazem tão mal quanto os sapatos apertados?
Sim, apesar de prejudicar um pouco menos. Sapato tem que ser no número certo, adequado a cada pé.

Qual é a idade indicada para começar a usar o salto alto?
A formação completa das meninas acontece até os 16 ou 17 anos. A partir daí pode liberar o salto, mas com MODERAÇÃO.

Hoje em dia é normal encontramos em algumas lojas infantis, sapatinhos para as crianças com salto. Se não for na altura adequada, isso pode causar danos... Por isso, o cuidado com os sapatos deve começar já na infância. E lembre-se, tome cuidado, não vale a pena sacrificar a saúde para se manter em cima do salto!!!

Fonte: www.igirl.ig.com.br

0 comentários: