Não basta, apenas, vistitar a pedicure. É importante ter cuidados diários com os pés. Não só está a contribuir para que fiquem impecáveis no Verão, quando usa sandálias, mas também a contribuir para o seu bem-estar!

Eis alguns cuidados que deve ter em conta, todos os dias:

LIMPE OS PÉS
A pele dos pés é mais espessa e resistente do que a de outras áreas do corpo, por isso facilmente a sola fica com calosidade e células mortas. Assim, para retirar o excesso de calosidade deve limar, semanalmente, a região dos calcanhares e a sola com uma lima própria para os pés ou com uma pedra-pomes. A melhor altura para limar os pés é depois do banho, já que a pele está mais mole.


PÉS MACIOS
Para amolecer a pele dos pés deixe-os de molho, durante dez minutos, em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescente meio copo de vinagre). De seguida, massageie os pés com óleo de amêndoas ou com um creme hidratante. Faça isto uma ou duas vezes por semana. Esta é também uma boa altura para limar os pés e as unhas, mas antes de massajar os pés com o creme.

UNHAS IMPECÁVEIS
Corte as unhas de quinze em quinze dias, de preferência depois do banho. Use um alicate ou uma tesoura para as cortar. Também pode simplesmente apará-las com uma lima, sobretudo se for regularmente à pedicure. Não deve cortar demasiado as unhas nem deixá-las muito compridas. O facto de estarem muito compridas contribui para a acumulação de resíduos e sujidade; e se as cortar demasiado pode correr o risco de lhe encravar uma unha.

CUIDADO COM A CUTÍCULA
Para ter umas unhas apresentáveis, o ideal é empurrar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria. O excesso de pele pode ser removido com o alicate, mas tem de ter muito cuidado, pois pode correr o risco de ter uma inflamação. Se não estiver habituada a retirar o excesso de pele, depois de empurrar a cutícula, o melhor é deixar esta tarefa para a pedicure.

LAVE OS PÉS
Lave muito bem os pés! Não basta deixar que escorra a água enquanto toma um duche. Deve passar com a esponja entre os dedos. Depois do banho, é importante secar muito bem os pés, pois a humidade acumulada pode dar origem a micoses.

PROTETOR SOLAR
Na praia, coloque protetor solar nos pés. Apesar de terem uma pele mais resistente, não devem de forma alguma serem esquecidos. Além de evitar que a pele fique ressequida, está igualmente a prevenir o cancro de pele.

CALOS: O QUE FAZER?
O uso de sapatos apertados, não arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos. Este devem ser retirados por uma especialista. Mas, a calosidade que costuma aparecer na zona dos calcanhares e na sola dos pés não passa de uma reacção natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuar esta calosidade, deve limar os pés, corrigir a postura e usar calçado confortável. Se não fizer nada, a calosidade acumula, o que é pior.

Fonte: www.sitemedico.com.br

Examine seus pés todos os dias para garantir que não tem nenhuma inflamação como bolhas, cortes, arranhões, para que não se torne um problema maior. Caso não consiga cuidar dos seus pés sozinho, peça ajuda para essa verificação.

Pés limpos e secos têm menor suscetibilidade a infecções. Dê atenção as áreas entre os dedos.

Nunca usar pedra-pomes ou agentes cáusticos para tratar calosidades, caso tenha um calo ou verruga, procure ajuda medica.

Ao menor sinal de problemas nos pés, cuide imediatamente lavando e cobrindo com uma proteção esterilizada. Caso não melhore, ou apareçam sinais de infecção (vermelhidão, inchaço, calor, secreções), procure ajuda especializada.

Escolha sapatos adequados aos seus pés, para que não causem bolhas ou feridas.

Com o intuito de não esquecer de mostrar os pés na hora do check-up, antes de entrar no consultório tire os sapatos e meias.

Fonte: www.www.dica.info

No verão a pele dos pés fica mais ressecada sendo necessário muita hidratação. E é justamente no verão que os pés devem estar lindos, pois o uso de sandálias abertas é indispensável.

Para protegê-los, além de um bom serviço de pedicure, algumas atitudes podem ajudar. Um dos principais pontos é não esquecer de aplicar protetor solar também nesta região que, geralmente, é esquecida.


O uso de cremes hidratantes - que devolvem a umidade natural da pele - e de cremes esfoliantes - que ajudam a manter a pele macia - são alguns dos cuidados básicos a serem tomados.

A escolha do sapato também pode evitar que os pés fiquem doloridos e inchados. Prefira os modelos quadrados, evitando sandálias com tiras apertadas e sapatos de bico fino, que prejudicam a circulação.

Os saltos também devem ser evitados, mas caso isso não seja possível, opte pelos saltos plataforma, que forçam menos a curvatura dos pés.

Caso precise usar tênis, não esqueça das meias; prefira as mais macias e de algodão, pois absorvem melhor a transpiração.

Problemas mais freqüentes nos pés

Frieira - causada por um fungo é a mais comum das micoses. A melhor maneira de impedir a sua instalação entre os dedos é secar bem os pés após o banho, a piscina ou praia. Além disso, nunca fique descalço em banheiros públicos. A dica também vale para outros tipos de micose, como aquelas que provocam descamação.

Unha encravada - para evitá-la corte a unha sempre reta, sem deixar pontas. Se o problema já estiver em fase avançada, existem técnicas usadas por podólogos (especialistas em pés) para fazer voltá-las à curvatura normal.

Chulé - para eliminá-lo, algumas medidas simples são necessárias. Use meias de algodão, que absorvem a umidade. Não use o mesmo sapato por dias seguidos, cada vez que você calça eles ficam úmidos e assim não tem tempo para secar.

Micose de unha - às vezes, o atrito com o sapato pode descolar uma parte da unha, favorecendo a entrada de fungos muito resistentes. Por isso, evite retirar as pele nos cantos e sob a unha - o que pode soltá-las ainda mais.

Joanete - Para cada homem, existem 20 mulheres com o problema. A culpa é dos modelos dos sapatos femininos, principalmente de bico muito fino. A única solução para o joanete é a cirurgia, mas ela só deve ser feita nos casos em que houver dor.

Receita caseira para pés ressecados

Pelo menos uma vez por semana é preciso esfoliar os pés para evitar ressecamento e rachaduras. Para isso você deve misturar 2 colheres (sopa) de mel com 4 colheres (sopa) de açúcar e massagear os pés antes do banho, depois enxugue-os bem e passe um creme hidratante.


Fonte: www.uraonline.com.br

Pés: Ponto de equilíbrio de nosso corpo, sustentação e deslocamento.

Ficam confinados o dia todo dentro de calçados fechados, que muitas vezes não estão adequados, sempre visando uma beleza em torno dos padrões da moda. Devemos lembrar que, quando estamos com um problema nos pés, mudamos nosso humor, começamos, mesmo que sem perceber, a andar diferente, podendo até prejudicar nossa coluna.

Quando se tem uma patologia mais séria (ex. DIABETES), os cuidados são muito importantes, devido a vários problemas que acometem os membros inferiores dessas pessoas, podendo ter complicações sérias, chegando até mesmo a uma amputação.

Cuidar dos pés cria um hábito saudável, evitando problemas futuros. Cuide de seus pés regularmente. Eles irão agradecer. E, sempre que possível, visite um podólogo para a realização de cuidados mais específicos.

A Podologia é uma área de conhecimento que se ocupa da saúde dos pés, abordando orientações gerais, prevenção e tratamento específico, visando a melhor qualidade de vida do paciente, trabalhando sempre em equipe multidisciplinar, tendo o conhecimento para encaminhar para a especialidade que se fizer necessária.

O que significa cuidar dos pés?

Significa dispensar a eles alguns cuidados fundamentais, como:

1- Cortar adequadamente as unhas, sempre retas; não cortar os cantos para não encravar;

2 - Limpar e enxugar cuidadosamente todas as pregas e entre os dedos de cada artelho para evitar as frieiras. Caso transpire muito, usar uma gaze entrelaçada entre os dedos, pois isso absorve a umidade;

3 - Higienizar cuidadosamente todo o pé, no combate a fungos e micoses;

4 - Cuidar de encravamentos causados por calçados, cortes incorretos ou por traumas com podólogo, que disponibiliza técnicas e aparelhos de correção;

5 - Cuidar de calos e calosidades, usando calçados mais confortáveis;

6 - Proporcionar hidratação diária com creme à base de ureia, ácidos graxos ou cera de abelha, que são mais específicos para a pele do pé e ajudam na cicatrização das fissuras em calcâneo (rachaduras);

7 - Não esquecer de usar protetor solar também nos pés, evitando desenvolver bolhas, dor, descamação plantar, podendo chegar a queimaduras no dorso no pé;

8 - Estimular a circulação e a estrutura muscular, através de massagem que poderá ser feita com um creme ou um óleo vegetal de semente de uva;

9 - Não esquecer da higienização dos calçados, usar spray antissépticos, deixar arejar diariamente para diminuir a proliferação dos fungos, evitando as micoses nas unhas e na planta do pé e o odor desagradável;

10 - Usar meias de algodão, que absorvem a umidade e mantêm os pés arejados.

Com os cuidados necessários e a prevenção, você sempre terá seus pés em bom caminho...


Fonte: www./idmed1.websiteseguro.com

- controle a altura dos saltos para não pressionar o pé. Se não tiver como fugir deles, use protetores especiais.
- aplique hidratantes nos pés, principalmente nos calcanhares.
- limpe as sandálias (ou qualquer sapato) com álcool depois de usá-lo.
- enxugue muito bem os pés depois do banho.
- alterne três dias com esmalte e três dias sem.
- preserve a cutícula.
- não pense que a sola dos pés deve ser lisinha feito bumbum de bebê. Não lixe demais para não desproteger a área e trazer dor ao menor esforço.

- nada de usar sandália alheia, que pode ser maior ou menor do que o seu número.
- nunca, nunca mesmo, pegue meias emprestadas. Mesmo que sejam da sua mãe.
- alterne salto alto com saltos baixos para dar um descanso aos pés.
- não tenha medo de passar vergonha, se vai andar longas distâncias e está de salto, coloque um tênis (mesmo que esteja de tailleur. Cuidar da saúde também é moda).
- prefira meias de algodão.
- como não existe meia calça descartável, deixe a sua secando ou aplique álcool.
- se você sua muito nos pés, use talcos especiais para esta área.
- não economize, se precisar jogue sandálias e sapatos incômodos na lata do lixo.
- quando for ao podólogo e manicure, pergunte se o material é esterilizado. Se não for, saia do lugar sem cerimônias.
- tenha pelo menos três pares de sapatos em casa para alterná-los.

Fonte: www.terra.com.br

Para deixar seus pés bonitos é preciso cuidar deles todos os dias. Veja algumas dicas e aprenda a cuidar de seus pés:

Lixe os pés para eliminar a calosidade e as células mortas. Limpe toda semana a região dos calcanhares e a sola com uma lixa para os pés ou com uma pedra-pomes.

Para que seus pés fiquem macios e para amolecer a pele dos pés deixe-os de molho, por dez minutos, em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescente meio copo de vinagre). Depois, faça uma massagem com óleo de amêndoas ou com um creme hidratante. Repita esse procedimento uma ou duas vezes por semana.
Você poderá aproveitar e lixar os pés e as unhas, antes de massageá-los com o creme.

Para que suas unhas fiquem bonitas e bem cuidadas corte-as de quinze em quinze dias, após o banho. Não corte a unha demais, para não encravá-la e nem a deixe ficar muito comprida, para não acumular sujeira.

Em relação a cutícula o ideal é empurrá-la delicadamente com uma espátula. Remova apenas o excesso com o alicate.

Os pés devem ser bem lavados, de preferência com auxílio de uma esponja. Após isso, seque-os muito bem, para evitar o aparecimento de micoses.

Quando for a praia, passe protetor solar nos pés. Evitando que a pele fique ressecada e também o câncer de pele.

Para evitar calos, não use sapatos apertados, nem muito fechados e de salto alto. Para diminuir a calosidade, limpe os pés, corrija a postura e opte por um calçado confortável.

Fonte: www.mundodastribos.com

Deve-se cortar as unhas sempre retas, evitando cortar os lados. Isso evita que se encravem. Não ficar calçado durante muito tempo. Aumidade excessiva provoca uma inflamação em volta da unha, conhecida como unha de lavadeira.


O deslocamento de lâminas da unha, geralmente é conseqüência do uso de esmalte que provoca um deslocamento. Nesse caso deve-se suspender o uso. Tirar sempre e cutícula é prejudicial, porque deixa a matriz exposta ás bactérias. A unha fica fraca quando o organismo não produz a proteína em quantidade suficiente. A solução indicada é comer vegetais, principalmente os verdes e amarelos. A unha que adquire o formato de uma colher virada para fora é comum em pessoas com anemia.

Fonte: www.pt.shvoong.com

Podologia, muitos não conhecem, infelizmente, mas essa é minha profissão há exatos 6 anos! Sou daquelas pessoas realizadas no que faz, amo minha profissão com toda paixão inicial, e me sinto realizada em tudo que trato.

O termo Podologia origina-se do grego arcaico tendo por prefixo Podos = Pé, Pés e sufixo Logos = tratado, estudo, conhecimento. Formando então Podologia: nome da ciência que trata do estudo dos pés.


Neste meu caminho, tive muitas experiências, e vou, aos poucos, devido a minha inicial vida virtual e falta de sabedoria, tentando descrevê-las, inclusive com algumas dicas. A Podologia é essencial na vida do ser humano, ainda mais com todo esse corre-corre, pés ficam o dia todo dentro de um sapato ou tênis, com meia, apertadíssimos, transpirando e só é retirado dessa tortura toda quando, provavelmente, é hora do banho! Isso é horrível para os pés, podendo gerar dois grandes problemas…Micoses e Fungo; Por isso já fica aqui uma dica, se por necessidade você precisa ficar o dia todo com sapato, “arrume” um tempinho para retirá-los, nem que for por 15 minutos, e seria interessante retirar sapatos e meias :D

No caso acima descrito, não posso deixar de relatar, que é essencial que homens utilize meias de algodão e não sintéticas, pois as de algodão são melhores em questão de ventilação que as sintéticas!

Espero que seja útil a todos esse cantinho!

Fonte: www.viparaguassu.wordpress.com

Em geral, os pés são as partes mais negligenciadas do corpo, mas calma: Este é o momento de aprender a cuidar deles.

Além da aparência deles melhorar, você também irá sentir-se muito mais saudável. Se você se lembrar que cada parte do pé representa uma área do corpo em miniatura, começará a ver calos, os inchaços e os pés-de-atleta de outra maneira.

O pé-de-atleta que está entre o segundo e o terceiro dedo está afetando seus olhos?

O calo na ponta do quarto dedo apareceu ali antes de você sentir aquela dor de dente?

Não surpreende que você ande com o pescoço muito rígido - olhe só aquela mancha vermelha na base do dedão…

Agora, você já deve ter percebido que seus pés também precisam de atenção e consideração.


Então vamos lá: Algumas dicas para você cuidar bem de seus pés.

Lave os pés diariamente para remover as bactérias e seque-os bem, em especial entre os dedos. Assim, estará impedindo doenças provocadas por fungos, como o pé-de-atleta, além de eliminar o mau cheiro. Você também pode adicionar algumas gotas de óleo essencial puro à água em que lava os pés: use seis gotas de óleo em uma bacia de água quente antes de mergulhar os pés e deixe-os de molho por 10 a 15 minutos.

Experimente as receitas abaixo. Todos os ingredientes listados abaixo constituem óleos essenciais.

PÉ-DE-ATLETA

3 gotas de lavanda
3 gotas de mirra

ESTÍMULO IMUNOLÓGICO

3 gotas de limão
3 gotas de tea tree

CANSAÇO E INCHAÇO NOS PÉS

3 gotas de camomila
3 gotas de lavanda

RECUPERAÇÃO APÓS UM DIA LONGO E CANSATIVO

2 gotas de lavanda
2 gotas de hortelã
2 gotas de alecrim

ESTÍMULO DA CIRCULAÇÃO

2 gotas de gerânio
2 gotas de pimenta-do-reino
2 gotas de tangerina

PÉS RACHADOS OU RESSECADOS

3 gotas de benjoim
3 gotas de patchuli

CREME REFRESCANTE PARA OS PÉS

Adicione a 30 g de creme:

7 gotas de hortelã

CREME PARA PÉS RACHADOS

Adicione a 3 g de creme:

3 gotas de benjoim
2 gotas de mirra
2 gotas de patchuli

LEMBRE-SE

- Caminhe descalço sempre que possível. Os pés não gostam de ficar fechados dentro dos sapatos o tempo todo. Isso também ajuda a evitar as deformidades.

- Corte as unhas bem retas para impedir que elas encravem.

- Use uma pedra-pome nas áreas mais secas para remover a pele morta e evitar acúmulo.

- Massageie os pés regularmente com cremes puros e orgânicos. Você também pode usar um óleo essencial de alta qualidade, por causa de suas qualidades terapêuticas. Evite produtos químicos em spray.

- Tire os sapatos no fim-de-semana e caminhe descalço pela grama ou na areia. Dessa forma, você se sentirá mais motivado e feliz.

- Fuja das meias de fibra sintéticas, como as de naylon, que fazem os pés transpirar. Use apenas meias de algodão e lã.

- Exercite os pés regularmente para que seu corpo esteja sempre saudável e flexível.

Fonte: www.supinolife.com.br

Cuidar dos pés é sempre uma preocupação feminina. Poder ir ao podólogo toda a semana é um sonho de consumo comum à maioria das mulheres, mas nem todas podem ou nem sempre é possível cumprir este ritual. A boa notícia é que existem alguns truques que podem ser usados no dia-a-dia, sem precisar dispor de dinheiro ou de tempo extra para ir até o salão ou consultório.




É comum que as mulheres sintam os pés inchados e doloridos à noite, especialmente quem precisa usar salto alto ou ficar boa parte do tempo em pé. Para esses casos, vale a pena investir em cremes específicos para massagear os pés e tornozelos, especialmente aqueles que contêm cânfora ou mentol. Não esqueça de colocar as pernas para cima apoiadas na parede ou em almofadas, por cerca de 10 minutos, para melhorar a circulação sanguínea.

Outra dica é fazer o tradicional escalda-pés, um truque que as nossas avós já usavam. Basta mergulhar os pés em uma bacia com água de morna para quente, pingar algumas gotas de óleo essencial relaxante e curtir o momento. As dores nos pés desaparecem em menos de 10 minutos.

Dicas para cuidar bem dos pés em casa

* Não abra mão dos sapatos de bico fino, se você gosta deste estilo. Basta que eles não estejam apertados e que o salto não ultrapasse 5 centímetros.

* Use diariamente hidratantes específicos para os pés, que tendem a ser mais ressecados que outras partes do corpo.

* Não tire as cutículas. Amoleça-as com creme hidratante e água e as empurre apenas para não perder a proteção das unhas. Estas devem estar sempre aparadas, com a ajuda de uma tesourinha apropriada e lixa de papel.

* Se você não passa protetor solar nos pés, mude de atitude. Seus pés precisam de muita proteção, pois tendem a ficar expostos à radiação solar na maior parte do dia.

Fonte: www.unibancoaig.com.br

Parece loucura, mas nós mulheres sempre sofremos para ficar mais bonita. Um exemplo é o salto alto: por mais que esteja acabaaando com o seu pé, você literalmente não desce deles e mantém a compostura. É... Você já viu alguma mulher de classe com o salto na mão? É claro que não!!!

Não sei se vocês sabem, mas qualquer sapato é estranho ao pé, pois ele foi projetado para andar descalço. Mas como isso é impossível, o jeito é usar os sapatos da melhor forma para que prejudique o menos possível seu corpo. O Dr. Jorge Haddad Filho, Ortopedista e Traumatologista, nos deu várias dicas legais e respondeu nossas dúvidas sobre a eterna briga dos pés com os sapatos.

Quais os cuidados básicos que devemos ter com os pés?
Primeiro de tudo: HIGIENE. Além de lavar bem os pés, é muito importante enxugá-los, pois pé úmido pode causar micose. Os calçados, de preferência, devem ser confortáveis e cada um adaptado ao tipo de trabalho ou atividade que a pessoa exerce. Por exemplo, uma vendedora deve usar sapatos acolchoados, pois fica muito tempo em pé. Outra dica é evitar ficar muito tempo com os pés para baixo... Isso pode deixá-los inchados.

As adolescentes devem ter um cuidado especial com os pés, por estarem em fase de crescimento?
O cuidado para as adolescentes é o mesmo que o dos adultos. Usar sapatos confortáveis é o principal, pois quando isso não acontece, força o quadril, o joelho e outras estruturas do corpo, o que pode trazer outros problemas.

O sapato de salto prejudica os pés?
Se usar de vez em quando não tem problema, mas diariamente... tem. O uso excessivo dos saltos pode causar dor nos metatarsos (ossinhos dos dedos). Além disso, existem pesquisas que afirmam que os saltos prejudicam e agravam o joanete.

E os sapatos de bico fino?
Isso também pode causar dor na parte anterior do pé, pois esse tipo de sapato comprime algumas estruturas na hora de andar.

Quais os sintomas que podem nos mostrar que estamos usando sapatos errados?
Um sapato que não é confortável já é um sinal que ele vai trazer problemas. Fique ligada!

O tênis é a melhor solução?
No geral, sim. Mas também existem sapatos femininos, assim como os masculinos, que também são indicados. Eles devem ser confortáveis, acolchoados e ter o bico mais largo.

O que é o joanete?
É uma má formação na parte anterior do pé. Ela causa muita dor e pode deformar o pé.

O joanete tem cura?
Sim, a cirurgia. Existem tratamentos que podem ser feitos, com o uso de medicação e palmilhas, mas servem apenas para amenizar a dor. Cura mesmo é só com cirurgia.

O que causa o joanete?
Ainda estão estudando a causa dos joanetes, mas eles já sabem que existem pessoas que já nascem com essa tendência, que pode piorar se você usa muito salto alto.

Sapatos largos fazem tão mal quanto os sapatos apertados?
Sim, apesar de prejudicar um pouco menos. Sapato tem que ser no número certo, adequado a cada pé.

Qual é a idade indicada para começar a usar o salto alto?
A formação completa das meninas acontece até os 16 ou 17 anos. A partir daí pode liberar o salto, mas com MODERAÇÃO.

Hoje em dia é normal encontramos em algumas lojas infantis, sapatinhos para as crianças com salto. Se não for na altura adequada, isso pode causar danos... Por isso, o cuidado com os sapatos deve começar já na infância. E lembre-se, tome cuidado, não vale a pena sacrificar a saúde para se manter em cima do salto!!!

Fonte: www.igirl.ig.com.br

Ter cuidados diários com os pés é indispensável para que eles andem sempre saudáveis e sem problemas de cheiros, fungos, etc. Eu tenho uma série de cuidados diários e semanais para ter os pés sempre bem tratadinhos. São eles:

- Todos os dias ao fim do dia, quando sei que já não vou mais sair de casa, lavo os meus pés com água e um sabonete netro. Depois seco-os muito bem, principalmente entre os dedos para evitar o aparecimento de frieiras, micoses e cheiros. Depois passo-lhes um creme para ajudar a amaciar as partes mais rugosas. O creme que eu uso é um da Hansaplast que é específico para ajudar a ter os pés macios e que se compra em qualquer super/hipermercado. Gosto muito pois os meus pés tinham algumas zonas já a ficar mais "rugosas" e está a desaparecer tudo.

- Uma ver por semana (geralmente ao fim de semana) aproveito para fazer um tratamento mais profundo. Quando lavo os pés aproveito para lhes passar uma pedra-pomes nas zonas mais rugosas. Corto também sempre as unhas (ou limo) mas sempre de forma a que fiquem rectas e não arredondadas para evitar que encravem.

- Outra coisa que faço é ir alternando o calçado a cada dia e deixar o do dia anterior a arejar na marquise para que apanhem ar por dentro e não ganhem humidades. No caso daquele calçado que tende a ganhar cheiros por causa do próprio materia uso um spray para neutralizar os odores, da Kiwi (Fresh Force) e deixo a arejar durante a noite.

Fonte: www.ddicasetruques.blogspot.com

Para quem é da geração carpete, andar pela praia exige cuidados.


- Se surgir uma bolha, não estoure. Espere que a pele reabsorva o líquido. Se ela já estourou, mantenha-a limpa (água e sabonete) e passe um creme antibiótico.

- Se a bolha estiver incomodando muito, você pode estourá-la, mas com cuidado. Limpe uma agulha com álcool ou desifetante, se não tiver nada disso, pode aquecê-la no fogo, e faça dois furinhos em partes opostas da bolha. Um ponto pequeno já é o suficiente para esvaziar a bolha. Não arranque a pele, limpe com água e sabão e passe um creme antibiótico.

- Se a balneabilidade estiver ruim (confira nos jornais ou na internet) ou houver cães ou gatos na praia, use chinelos e não deite diretamente sobre a areia. Além do aspecto milanesa, corre-se o risco de pegar um bicho geográfico.


Fonte: www1.folha.uol.com.br

A maioria das pessoas tem a sorte de nascer com os pés saudáveis, mas à medida que vai envelhecendo (às vezes, nem precisa chegar a tanto!) desenvolvendo algum problema nos pés. O pior é que estas doenças são induzidas por nós mesmos, sobretudo pelo uso dos sapatos da moda, que maltratam nossos pés durante anos.

Em geral, os pés são a parte mais negligenciados do corpo, mas este é o momento de aprender a cuidar deles. Além da aparência deles melhorar, você também irá sentir-se muito mais saudável. Se você se lembrar que cada parte do pé representa uma área do corpo em miniatura, começará a ver calos, os inchaços e os pés-de-atleta de outra maneira. O pé-de-atleta que está entre o segundo e o terceiro dedo está afetando seus olhos? O calo na ponta do quarto dedo apareceu ali antes de você sentir aquela dor de dente? Não surpreende que você ande com o pescoço muito rígido - olhe só aquela mancha vermelha na base do dedão… Agora, você já deve ter percebido que seus pés também precisam de atenção e consideração.

Dícas para cuidar dos pés

Lave os pés diariamente para remover as bactérias e seque-os bem, em especial entre os dedos. Assim, estará impedindo doenças provocadas por fungos, como o pé-de-atleta, além de eliminar o mau cheiro. Você também pode adicionar algumas gotas de óleo essencial puro à água em que lava os pés: use seis gotas de óleo em uma bacia de água quente antes de mergulhar os pés e deixe-os de molho por 10 a 15 minutos.

Experimente as receitas abaixo. Todos os ingredientes listados abaixo constituem óleos essenciais.

PÉ-DE-ATLETA

3 gotas de lavanda
3 gotas de mirra

ESTÍMULO IMUNOLÓGICO

3 gotas de limão
3 gotas de tea tree

CANSAÇO E INCHAÇO NOS PÉS

3 gotas de camomila
3 gotas de lavanda

RECUPERAÇÃO APÓS UM DIA LONGO E CANSATIVO

2 gotas de lavanda
2 gotas de hortelã
2 gotas de alecrim

ESTÍMULO DA CIRCULAÇÃO

2 gotas de gerânio
2 gotas de pimenta-do-reino
2 gotas de tangerina

PÉS RACHADOS OU RESSECADOS

3 gotas de benjoim
3 gotas de patchuli

CREME REFRESCANTE PARA OS PÉS

Adicione a 30 g de creme:

7 gotas de hortelã

CREME PARA PÉS RACHADOS

Adicione a 3 g de creme:

3 gotas de benjoim
2 gotas de mirra
2 gotas de patchuli

Lembre-se:
- Caminhe descalço sempre que possível. Os pés não gostam de ficar fechados dentro dos sapatos o tempo todo. Isso também ajuda a evitar as deformidades.
- Corte as unhas bem retas para impedir que elas encravem.
- Use uma pedra-pome nas áreas mais secas para remover a pele morta e evitar acúmulo.
- Massageie os pés regularmente com cremes puros e orgânicos. Você também pode usar um óleo essencial de alta qualidade, por causa de suas qualidades terapêuticas. Evite produtos químicos em spray.
- Tire os sapatos no fim-de-semana e caminhe descalço pela grama ou na areia. Dessa forma, você se sentirá mais motivado e feliz.
- Fuja das meias de fibra sintéticas, como as de naylon, que fazem os pés transpirar. Use apenas meias de algodão e lã.
- Exercite os pés regularmente para que seu corpo esteja sempre saudável e flexível.

Fonte: www.mulhercriativa.com.br

Os pés são os responsáveis por nosso transporte, aguentam o peso do nosso corpo, mas costumam ser os mais esquecidos em matérias de cuidados e ainda sofrer com sapatos apertados, pontiagudos e saltos muito altos.

Saiba como cuidar bem dos seus pés para mostrá-los a todo mundo nesse Verão com as sandálias de dedos de fora, e claro, melhorar seu bem-estar.

1. Lixe os pés
Como a pele dos pés são mais grossas e resistentes do que em outras partes do corpo, é comum que apareçam céulas mortas e calosidades na sola e dedões. Para afinar essa pele, recorra as lixas semanalmente que são ótimas aliadas. A lixa pode ser trocada por pedra-pomes. Faça leves movimentos para retirar a parte grossa da pele, preferencialmente após o banho, quando a pele está mais mole.

2. Banho para pés macios
Amoleça a pele dos pés deixando-os de molho entre 5-10 minutos em água morna com vinagre (a cada litro de água morna, acrescente meio copo de vinagre). Depois massageie os pés com óleo de amêndoas ou seu creme hidratante. Repita o procedimento uma ou duas vezes por semana. Aproveite o momento para limpar pés e aparar as unhas depois que tirar da água morna, antes de massagear com o creme.

3. Unhas lindas
Apare as unhas a cada 15 dias, sempre depois do banho. Não corte as unhas muito curtas para evitar que encrave, nem deixá-las muito grandes para que não acumule sujeirinhas que dá um aspecto feio e de falta de higiene.

4. Cutícula
Para unhas bem cuidadas, empurre a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria para isso. O excesso pode ser retirado com um alicate de unha, mas com cuidado para não inflamar. Se você não sabe fazer, melhor deixar essa tarefa para a pedicure.

5. Limpe bem os pés
Aproveite a hora do banho e cuide bem dos seus pés. Passe sabonete e esponja entre os dedos para evitar mau cheiro e chulé. Seque muito bem os pés para evitar também as micoses. Uma receita caseira para tirar o cheiro ruim é aplicar limão e deixar secar naturalmente.

6. Proteja do sol
Não esqueça que o sol pode ressecar também a pele dos pés e outros males, mesmo com a pele mais resistente, não devem ser esquecidos. Passe protetor solar neles!

7. Calosidades
Os calos aparecem com sapatos apertados, não arejados e alguns que tenham salto alto, além dos novos que não se “ajeitaram” ainda com seus pés. Além disso, a má postura ou o tipo de calçado. Para se precaver, limpe os pés, corrija a postura e use sapatos de sandálias confortáveis. Se não cuidar, a tendência é aumentar os calos.

Fonte: www.mulherfeliz.com.br

É difícil arrumar um tempinho na agenda para cuidar dos pés. Pedicure acaba sendo um dos únicos luxos de beleza que dedicamos à essa região do corpo tão sofrida.


Anote aí duas dicas espertas para cuidar dos seus pés em casa:

- Deixe as unhas sem esmalte periodicamente para que respirem.

- Passe todas as noites nos pés um creme hidratante à base de uréia. Ele deixará os seus pezinhos mais macios e delicados.

Fonte: www.vilamulher.terra.com.br

O Verão está a chegar, e com ele os pés desnudam-se e as sandálias dão o mote a toilettes fresquinhas e apetecíveis!

Mas isso também é sinónimo de ter que cuidar dos pés, de modo a que possam ser mostrados sem pudores! A pensar nisso, e como resposta a um pedido duma leitora, a mini-saia resolveu desvendar algumas dicas, para que seja você mesma a cuidar dos seus pés!
Assim, fazer uma pedicure caseira não é tão difícil quanto parece, e tem a vantagem de ser muito mais barato!

- Comece por encher o bidé ou um qualquer alguidar com água bem quente (o máximo que conseguir aguentar), colocando à frente do mesmo uma cadeira confortável, de modo a que se sinta bem durante o tempo em que os seu pés estão na água.

- Deite na água um punhado de sal, e algumas gotas do seu gel de banho, de modo a perfumar a mesma! No fundo do bidé ou do alguidar, coloque uma toalha dobrada, de modo a que os seus pés se sintam confortáveis durante o tempo em que estão submersos!

- Quando começar a sentir a água a ficar fria, retire-os e limpe-os bem numa toalha macia! Com a ajuda de um algodão embebido em dissolvente (sem acetona) remova os restos de verniz que as unhas eventualmente tenham.

- Caso as suas cutículas sejam secas, experimente juntar ao dissolvente de verniz um pouco de azeite! Verá o quão suaves ficarão!

- Corte as unhas, se for caso disso, e utilize uma lima de cartão para suavizar as pontas. A melhor forma de evitar unhas encravadas é arredondando ligeiramente as pontas!
- Depois de as ter cortado e limado, volte a enxaguar os pés em água quente. Após tê-lo feito, retire o excesso de água com uma toalha e passe uma pedra-pomes ou uma lima própria para pés a fundo nos calcanhares, na base do pé e sobre eventuais calosidades!

- Aproveite para puxar para baixo as suas cutículas, de modo a que as unhas fiquem melhor definidas, mas não as retire! Caso ache que as mesmas devem ser retiradas, recorra a uma especialista, mas não o pretenda fazer sozinha!

- Depois de ter limado bem os seus pés, limpe-os cuidadosamente e encha-os de creme - existem cremes específicos para os pés. Caso não disponha de nenhum produto específico, utilize o seu hidratante diário!

- Passe agora para o momento da aplicação do verniz! Deve usar um separador de unhas. Mas, caso não o tenha, poderá recorrer a um lenço de papel para conseguir o mesmo efeito! Escolha uma cor que seja do seu agrado, mas tenha em atenção que, se pretende um efeito mais duradouro e protector para as unhas, deve usar, para além do verniz de cor, um verniz de base e um verniz capa.

- O verniz base deve ser colocado uma vez, o verniz de cor deve ser aplicado duas vezes - a segunda só depois da primeira estar completamente seca e, por fim, deve usar uma vez o verniz capa. Recorra a cotonetes, embebidos em dissolvente, no caso de ter pintado a pele! Convém que deixe secar pelo menos uma hora antes de calçar sapatos ou meias, sob pena de borrar tudo!


Fonte: www.minisaia.blogspot.com

Uma das partes do corpo feminino que mais mexem com a cabeça dos homens são os pés. De que adianta ter belos pares de pernas se o acabamento, os pés, são mal cuidados e não atraem a atenção dos homens?

Sabendo dar a devida importância para o membro mais inferior da beleza feminina, resolvemos fazer um manual para que você mantenha seus pés sempre bem cuidados.

Observe seus pés diariamente.
É observando os pés que se diagnostica a grande maioria dos problemas que os atingem. Detectar previamente manchas, vermelhidões, calos e machucados é de fundamental importância para que o tratamento seja simples e eficiente.

Evite usar os mesmos calçados por longas horas e rotineiramente.
O uso prolongado e consecutivo do mesmo calçado provoca a proliferação de bactérias e fungos que podem comprometer a saúde dos pés. O ideal é que os calçados usados por longas horas descansem por pelo menos um dia em local arejado e sejam higienizados com bicarbonato de sódio ou um fungicida que não afete a saúde da pele.

Retire o excesso de células mortas semanalmente.
O processo de limagem dos pés é aconselhado para que haja renovação da pele dos pés. A utilização de pedra-pomes ou lixa deve ser feita principalmente na região dos calcanhares e preferencialmente após o banho.

Massageie os pés sempre que possível.
Deixar os pés de molho por aproximadamente 7 minutos em água morna com vinagre (1L de água para 100mL de vinagre) e após o amolecimento da pele massagear com creme hidratante ou óleo de amêndoas ajuda a melhorar a circulação sanguínea no local. É comprovado que o relaxamento dos pés se propaga para todo o corpo e pode, inclusive, melhorar o humor.

Cuidado com as unhas e cutículas.
Ir regularmente à pedicure ajuda a manter em ordem as unhas e as cutículas. Se você não pode ir à pedicure cuide você mesmo de suas unhas respeitando as seguinte dicas:

* Não deixe a unha demasiadamente curta para evitar o encravamento nem muito grande para acumular sujeiras;

* Quando cuidar da cutícula tenha cuidado para não machucar a área que é excessivamente sensível. O ideal é empurrar vagarosa e cuidadosamente a cutícula com espátula própria.

* Atenção: todo o aparato deve estar devidamente esterilizado.

Proteja os pés.
Lavar cuidadosamente entre os dedos e secar bem a região é fundamental para evitar o aparecimento de micoses. Na praia lembre-se de usar protetor solar e caso haja alguma ferida cuide para não deixá-la em contato com a areia.
Por fim mas não menos importante lembre-se de usar sapatos de tamanho adequado ao dos seus pés, isso evita o aparecimento de calos. Cuide bem dos seus pés que seu corpo agradecerá.

Fonte: www.fofocaiada.com.br

Massageie os pés com creme esfoliante ou use uma escova de cerdas macias.

Use água morna (água muito quente pode ressecar ou provocar queimaduras), perfume-a com pétalas de flores, óleo ou sais de banho.


Caso não tenha um massageador para os pés, uma solução caseira seria colocar aproximadamente cinco bolas de gude numa meia e deposite no interior da bacia onde preparou a água da massagem.

Massageie continuadamente e, após secar bem os pés principalmente entre os dedos, procure hidratá-os usando um creme, loção ou gel apropriado.

Corte as unhas de forma rente para evitar encravamentos.

Fonte: www.dica.info

A gente vive pensando em cuidar do rosto, cabelo, bumbum, barriga... Mas e os pés? Eles nos sustentam o dia inteiro e esquecemos deles? Não podemos desconsiderar a sensualidade que têm os pés e mantê-los com uma aparência saudável é essencial para arrasar com aquela sandália linda neste verão.


Por isso, aí vão algumas dicas pra cuidar deles:

* Para os calos, lixe as partes mais ásperas após o banho e finalize usando creme hidratante que tenha uréia em sua composição.

* Para evitar ou acabar com o aquele chulézinho use sempre meias de algodão e deixe os sapatos arejados, seque bem os pés e use talcos anti-bactericidas.

* Para evitar frieiras seque sempre bem os pés e evite andar descalço em banheiros públicos.

Não esqueça também que os pés e seus pontos específicos estão ligados a outras partes do corpo e a problemas emocionais, por isso é sempre bom marcar uma consulta com a sua podóloga.

Fonte: www.territoriofeminino.blogtv.uol.com.br